segunda-feira, 16 de abril de 2012

Enfim, comecei! E com Pedro Bandeira!

Olá!

Há tempos pensava em criar um blog para compartilhar minhas reflexões sobre literatura infantil, pois sempre que lia uma história para a Sofia, minha filha, ou então com minhas alunas, ficava com aquela vontade de contar para alguém como ela era boa (ou ruim...).

Pois bem, hoje, após a leitura de FÁBULAS PALPITADAS, de Pedro Bandeira, fui tomada novamente por essa vontade... Assim, aqui estou eu fazendo a primeira postagem, pois esse livro merece!

Referência:
BANDEIRA, Pedro. Fábulas Palpitadas: recontadas em versos e comentadas. Ilustrações: Avelino Guedes et al. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011.




Por que escrever sobre este livro?

As fábulas de Esopo foram muito bem escolhidas, além de serem recontadas por meio de poesia. Os versos possuem rimas que tornam as histórias gostosas de ler e de serem ouvidas. Com minha filha de 5 anos brinquei de deixá-la advinhar as palavras das rimas, ao final das estrofes. Destaco que a leitura e brincadeiras com rimas são importantes instrumentos para o aprendizado da língua, da leitura e da escrita.

As histórias também fascinam porque os personagens são todos bichos, mas nos levam a refletir sobre as atitudes das pessoas. E há os "palpites" do Pedro, um comentário ao final de cada uma das histórias, também inperdíveis! Destaco apenas que as ilustrações poderiam ter aparecido em maior número, pois as crianças que ainda não leem captam as histórias também por meio das ilustrações. Minha filha, em alguns momentos, ficou procurando mais algumas ilustrações e não encontrou... Ainda assim, o livro é recomendadíssimo para pais e educadores.

Por hoje era isso.


Um abraço e até a próxima!

4 comentários:

  1. Parabéns! estarei por aqui te acompanhando!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo blog, dani! adoreiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosilene, que bom que gostou!
      Conto com sua ajuda na divulgação.
      Bjs, Dani.

      Excluir