segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Retomando... com Pedro Bandeira

Olá caros(as) leitores(as), 

Após a chegada de meu segundo filho, o Henrique, hoje com 2 anos e 8 meses, estive ausente deste blog. Mas, ele nunca foi esquecido...

Mas, após ter sido "instigada" por minha amiga Danielle Espezim, cá estou eu novamente. E mais uma vez na tentativa de que esta não venha a ser mais uma postagem eventual, pois compartilhar minhas expeiências e as de meus filhos com a literatura infantil é uma das ativdades que mais gosto de realizar.

Pois bem, hoje vou comentar sobre mais um livro do Pedro Bandeira: A Hora do Desconto.

 



Tem uma estrutura bastante parecida com o Fábulas Palpitadas, já citado aqui no blog. É constituído por textos curtos, que apresentam fábulas recontadas por Bandeira por meio de versos. E, ao final de cada texto, há comentários do autor sobre as fábulas, que podem ser questionamentos, citações bem-humoradas ou sugestões para a mudança do final da história.


Sofia adora este livro, tanto quanto adora o Fábulas Palpitadas. Várias vezes, antes de dormir (e quando Henrique já dormiu), lemos juntas um ou mais textos: ela lê um e eu leio outro, e uma escolhe o texto da outra. Momentos ímpares e de orgulho desta mãe ao ouvir sua filha lendo - e interpretando - divinamente, envolvendo-se com a narrativa, refletindo a partir dela... Além de estreitar nossos laços afetivos, nossa relação de cumplicidade, as experiências de leitura da Sofia contribuíram muito para sua constituição de leitora de textos e do mundo que a cerca. Como agora Sofia é uma "grande" leitora, temos vivido riquíssimas experiências de leitura dela para o irmão Henrique. Mas, esta é uma história para outro post...

Grande abraço,
Daniela.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou. Vou tentar não me afastar mais desta atividade. Abraços.

      Excluir
    2. É muito complicado para os pais peneirar bons livros, já que tem muito livro infantil de qualidade duvidosa. Por sinal, os títulos publicados pela Brinque Book tenho notado que são bem selecionados.

      Excluir
    3. Por curiosidade, já fui aluno da UnisulVirtual. :)

      Excluir
    4. Oi Fabiano, ia mesmo perguntar como chegou ao blog, rsrsrs...
      E quanto à Brinque book, é mesmo editora de referência quando se trata de literatura infantil. Da mesma forma a Cia das Letrinhas. Abraços.

      Excluir